Convênio facilitará recuperação de créditos públicos no Estado do Pará

Convênio facilitará recuperação de créditos públicos no Estado do Pará

Convênio facilitará recuperação de créditos públicos no Estado do Pará
Convênio facilitará recuperação de créditos públicos no Estado do Pará
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Pará (IEPTB-PA) agora conta com dois novos parceiros: Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Ministério Público de Contas (MPC), que assinaram na segunda-feira, 5, o Acordo de Cooperação para o encaminhamento de suas decisões a serem protestadas.

A medida trata da recuperação de créditos públicos vinculados à atividade jurisdicional desses órgãos, por meio de remessa para protesto, exclusivamente perante os Cartórios de Protesto de Títulos do Pará.

Participaram da cerimônia de assinatura do documento, o presidente, a secretária-geral e a tesoureira do IEPTB-PA, Eleandro Vanin e Hochmann, Moema Locatelli Belluzzo e Etelvana Jacovacci; o presidente do TCE, conselheiro Odilon Teixeira e demais conselheiros da Corte; o procurador-geral do Estado, Ricardo Sefer; e a procuradora-geral do MPC, Silaine Vedramin.

O presidente do Instituto, Eleandro Vanin e Hochmann, reforçou que a partir do momento em que os órgãos começarem a enviar os títulos para protesto, a inadimplência vai diminuir. “O protesto extrajudicial é a ferramenta mais eficaz e segura de recuperação de crédito”, ao completar: “a medida torna a execução mais rápida, desafoga o judiciário e garante maior eficácia na cobrança”. 

Segundo ele, na área pública do Pará já foram recuperados cerca de 20% dos valores devidos. “Vivemos um momento muito importante para o Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil. Os cartórios de protestos vivem uma onda renovatória que está permitindo a ampliação dos seus serviços de maneira gratuita”, destacou Eleandro.

Para o conselheiro, Odilon Teixeira, presidente do TCE, a medida adotada é um importante passo para aumentar a arrecadação para os cofres públicos. “A preocupação de todos nós que fazemos parte dos Tribunais de Contas é tornar as nossas decisões cada vez mais efetivas. Elas hoje tornam as pessoas inelegíveis, mas é preciso também que esses recursos retornem ao erário em maior percentual e celeridade”.

Interessados em obter informações sobre convênio para protesto de títulos e documentos de dívida devem entrar em contato com o IEPTB –PA pelos telefones (91) 3352-1005 3230 – 4349 ou pelo email contato@ieptbpa.com.br

Fonte: Romanews

Últimas notícias