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O seu Cartório é Plural? Acesse o formulário da nova campanha nacional e tenha acesso aos materiais de divulgação e ao Selo Meu Cartório é Plural.

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Apoiada na Recomendação nº 46 da Corregedoria Nacional de Justiça, a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (ANOREG/BR) idealizou a campanha Cartório Protege Idosos. O principal objetivo do movimento, lançado no ano de 2020, é esclarecer e orientar a população sobre as medidas preventivas a ações contra pessoas idosas, que estão especialmente vulneráveis neste período de pandemia. Assim, os Cartórios ajudam a coibir a prática de violência patrimonial ou financeira, e também moral, psicológica e, em alguns casos, até física. Quaisquer indícios de violência que sejam identificados nos atos a serem praticados perante Notários ou Registradores devem ser comunicados imediatamente à Polícia Civil ou ao Ministério Público.


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Telefones úteis

Uma importante ferramenta de combate à criminalidade. Por meio do telefone 181, o cidadão se comunica com a Polícia, narrando situações de crimes que precisam ser averiguadas, como por exemplo o tráfico de drogas, ou até situações de relação privada, como maus-tratos de idosos, animais, abusos de menores e violência doméstica. O cidadão pode narrar essas situações pelo 181, e a Polícia vai analisar a situação, diligenciar e tomar as medidas cabíveis.

Em uma situação que demande o acionamento da polícia, é fundamental saber qual o número mais adequado para o acionamento das instituições da segurança pública. A população conta com dois telefones para o atendimento de ocorrências policiais, o 190, da Polícia Militar, e o 181, da Polícia Civil. E saber qual o número mais adequado para cada situação é primordial para um atendimento rápido às ocorrências e, até mesmo, para que vidas sejam salvas.

O número 190 é o da Polícia Militar – disque Emergência. Deve ser utilizado caso o cidadão precise de um apoio rápido da polícia. ou seja, este canal é o indicado para àquelas situações nas quais um crime com potencial risco está em andamento, além de outras ocorrências que estão acontecendo naquele momento, como a violência doméstica, maus tratos aos animais, perturbação do sossego, que estejam ocorrendo naquele momento, por exemplo. Fique ligado nas dicas e NÃO SE CALE ‼️DENUNCIE ⚠️

O Disque Direitos Humanos – Disque 100 é um serviço disseminação de informações sobre direitos de grupos vulneráveis e de denúncias de violações de direitos humanos.

O serviço pode ser considerado como “pronto socorro” dos direitos humanos e atende graves situações de violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso, acionando os órgãos competentes e possibilitando o flagrante.

Qualquer pessoa pode reportar alguma notícia de fato relacionada a violações de direitos humanos, da qual seja vítima ou tenha conhecimento.

Por meio desse serviço, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos recebe, analisa e encaminha aos órgãos de proteção e responsabilização as denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência, população LGBT, população em situação de rua, entre outros.

O serviço funciona diariamente, 24 horas, por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel, bastando discar 100.

Não se cale‼️‼️Denuncie ⚠️

Não se cale‼️ Ligue 190, denuncie ⚠️

A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 presta uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. O serviço registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgão competentes, bem como reclamações, sugestões ou elogios sobre o funcionamento dos serviços de atendimento.

O serviço também fornece informações sobre os direitos da mulher, como os locais de atendimento mais próximos e apropriados para cada caso: Casa da Mulher Brasileira, Centros de Referências, Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam), Defensorias Públicas, Núcleos Integrados de Atendimento às Mulheres, entre outros.

A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. São atendidas todas as pessoas que ligam relatando eventos de violência contra a mulher.

Não se cale‼️ Denuncie ⚠️