Projeto organizado pelos Cartórios de RI de Belém entrega mais de mil registros de propriedade para famílias da capital 

Projeto organizado pelos Cartórios de RI de Belém entrega mais de mil registros de propriedade para famílias da capital 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O programa é uma parceria dos registros imobiliários de Belém e da CODEM. Ao longo de um ano já foram entregues mais de quatro mil registros

No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o projeto “Terra da Gente”, de iniciativa dos três Cartórios de Registro Imobiliários da capital Belém em conjunto com a Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (CODEM), entregou o registro definitivo de propriedade a 1.271 famílias da capital paraense. Estiveram presentes no evento, o oficial do 1º Registro de Imóveis de Belém, Cleomar Carneiro de Moura, as oficiais substitutas do 2° Cartório de Registro de Imóveis de Belém, Cinthia Macêdo, Flaviane Lucas, e Nemora Penin e a oficial do 3º Registro de Imóveis de Belém, Jannice Amóras Monteiro. 

De fevereiro de 2021 a fevereiro de 2022, período que marca o primeiro ano do projeto que visa a regularização fundiária, cerca de 4.500 títulos foram entregues, beneficiando aproximadamente 25 mil pessoas. 

“O evento foi um marco para Belém, pois reuniu o Governo do estado do Pará, a Prefeitura de Belém, a CODEM e os 3 registros de imóveis de Belém. O motivo dessa ação em conjunto é para regularizar os imóveis da capital paraense e assim dar dignidade e cidadania à população belenense”, comenta a oficial Jannice. “Há ainda muito a ser feito, mas estamos no caminho certo. Dessa forma muitos frutos advirão da regularização fundiária da nossa cidade”, finaliza. 

O oficial do 1º Registro de Imóveis de Belém, também mostrou grande satisfação sobre a parceria com a Prefeitura da cidade e o Governo do estado do Pará. 

“O projeto de regularização fundiária (Terra da Gente) é a maior ação social que o Governo do Pará e os cartórios podem oferecer para a sociedade, pois a regularização fundiária traz o direito à propriedade para quem ocupa o seu imóvel durante muito tempo de forma insegura e sem ser proprietário do imóvel”, aponta Moura. “Durante o evento, nós, do 1° Ofício de RI de Belém, conseguimos ver o brilho nos olhos das pessoas. Muitas das pessoas que estavam ali, passaram a vida toda esperando por esse momento, de receber o título de propriedade”, comenta Cleomar Carneiro de Moura.

Ações para regularização fundiária na capital 

Em novembro de 2021, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, assinou uma ordem de serviço para a contratação de empresas especializadas em geotecnologia para dar mais agilidade às entregas de títulos fundiários.  

Confira as fotos do evento:

Últimas notícias