Parceria entre Cartórios de Registro de Pessoas Jurídicas do Pará e Redesim vai aprimorar atendimento aos cidadãos

Parceria entre Cartórios de Registro de Pessoas Jurídicas do Pará e Redesim vai aprimorar atendimento aos cidadãos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Os Cartórios de Registro de Pessoas Jurídicas do Estado do Pará agora fazem parte da RedeSim, um projeto da Receita Federal que está integrando os Cartórios desta especialidade, com o objetivo de tornar mais simples e ágil o processo de registro de empresas e, consequentemente, contribuir com a evolução do ambiente de negócios no País.

Instituída para reduzir o tempo para abertura de empresas no Brasil, a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), criada através da Lei nº 11.598/2007, permite a integração de todos os processos dos órgãos e entidades responsáveis pelo registro, inscrição, alteração e baixa das empresas, tornando o processo de registro jurídico mais ágil.

“Essa parceria vai facilitar o processo de abertura de empresas, otimizando e beneficiando o ambiente de negócios do Estado do Pará”, destaca a presidente da ANOREG/PA, Moema Locatelli Belluzzo.

Com essa parceria, o empreendedor paraense que realiza abertura, alterações ou baixas de empresas, poderá utilizar a estrutura dos Cartórios de Registro de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas distribuídos por todo o Pará. Até então, os empreendedores deveriam comparecer a quatro instâncias diferentes para realizar estes atos (Prefeitura, Secretaria da Fazenda, Junta Comercial e Receita Federal), além dos órgãos de licenciamento conforme o segmento de atuação da empresa em uma maratona que levava entre 90 e 150 dias.

De acordo com as estatísticas de estabelecimentos por situação cadastral da Redesim, no Pará, a quantidade de estabelecimentos classificados como Matriz passa de 1 milhão. Já as filiais estabelecidas no Estado, somam mais de 53 mil

Disponível em: https://estatistica.redesim.gov.br/situacao-cnpj

Redesim

A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) é um programa federal que estabelece diretrizes e procedimentos para tornar simples o processo de formalização de empresas.

Pela Lei nº 1.598/07, que deu origem à Redesim, os órgãos responsáveis pela formalização das empresas devem estar conectados em um único portal, de modo a facilitar a emissão de inscrições, licenças e alvarás necessários aos novos negócios.

Fonte: Assessoria de Comunicação da ANOREG/PA

Últimas notícias