Estado saltou de dois inscritos no ano de 2020, para 17 inscritos neste ano.
Com um aumento de cartórios inscritos no Prêmio de Qualidade Total Anoreg 2021 – PQTA, realizado pela Associação de Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), o estado do Pará conta com 17 serventias participando da premiação. O número de inscritos saltou de dois em 2020 para 17 cartórios inscritos neste ano, aumento consideravelmente relevante.
O estado do Pará é classificado como o segundo maior estado do Brasil, possuindo 144 munícipios, 8,7 milhões de habitantes e 322 serventias espalhadas por todo o estado. O número de cartórios no estado é quase três vezes o número de cidades existentes.
Esse aumento expressivo de inscritos é fruto de dedicação e empenho da Associação dos Notários e registradores do Estado do Pará (Anoreg/PA), que realizou um importante trabalho, chegando ao resultado positivo na premiação deste ano. A associação reuniu um grupo de consultorias que ofereceu uma linha de atendimento com preços mais acessíveis, dando aos interessados opções de escolha e também criou a Comissão de Qualidade e Gestão Inovadora e, em seguida, iniciou o trabalho de conscientização e convencimento da classe acerca da importância da participação na premiação.
A expectativa da presidente da Anoreg/PA, Moema Locatelli Belluzzo, para o evento do PQTA deste ano é alta, já que houve esse aumento no número de serventias participantes. “As expectativas são as melhores possíveis, verificou-se uma consistente melhora da cultura da qualidade no estado. A participação expressiva de cartórios pequenos e médios, ao lado dos grandes cartórios, levou para o interior do estado a ideia de que é possível a implementação de programas de qualidade, mesmo diante das dificuldades financeiras e geográficas. A classificação nas categorias existentes, bem como a premiação, são uma parte importante do programa, porém, a melhoria sistêmica nos processos de gestão, bem como a inserção paulatina de novos cartórios expressa mais genuinamente as expectativas da classe notarial e registral do Pará”, explicou a presidente da Anoreg/PA sobre a melhora na gestão dos cartórios participantes da premiação.
Segundo Belluzzo, há um esforço histórico, por parte da Anoreg/PA, no sentido de agregar os interesses da classe e de elevar os padrões de qualidade, “esforço esse sempre marcado por dificuldades de comunicação e acesso”. De 2015 a 2020, não houve muita variação no número de inscrições no estado. Em 2015, foram dois cartórios inscritos; em 2016, um cartório; no ano de 2017, três cartórios inscritos; em 2018, dois cartórios; no ano de 2019, cinco cartórios e em 2020, dois cartórios se inscreveram para a premiação.
Os dois cartórios que participaram do PQTA 2020, com premiação diamante, irão participar novamente do PQTA e encontram-se já auditados com 100% de conformidades.
Fonte: Assessoria de Comunicação Anoreg/BR