Nesta segunda-feira, 8 de maio, teve início a Semana Nacional “Registre-se!”, na Praça da Bandeira, em Belém, com emissão de documentação civil para a população em situação de rua e ação de cidadania. O evento ocorre em diversos locais de Belém e Ananindeua até o dia 12 de maio.
O “Registre-se” é realizado pela Corregedoria Nacional do Conselho Nacional de Justiça e conta com o apoio, no Pará, da ANOREG/PA e ARPEN-PA. Durante a ação, está sendo emitida a documentação civil como certidão de nascimento, identidade, título de eleitor, entre outros, para população em situação de rua, além de outros serviços de cidadania.
“Estamos contando com o apoio de todos os Oficiais de Registro Civil. A pessoa visita nosso espaço, durante a Semana Registre-se, solicita a certidão de nascimento e enviamos aos respectivos Cartórios, que nos retornam de forma virtual. São os Cartórios entregando cidadania e dignidade à sociedade brasileira”, explicou o diretor da ANOREG/PA e da Arpen-Pa, o Registrador Conrrado Rezende.
Também marcaram presença o corregedor-geral de Justiça, desembargador José Roberto Pinheiro Maia Bezerra Júnior, o juiz auxiliar da Corregedoria, Lúcio Barreto Guerreiro, o juiz de Registros Públicos Célio Petrônio, e a Registradora e tb diretora da ANOREG/PA, Luciana Loyola.
No Distrito Federal, a cerimônia realizada no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) de Brasília, marcou o início da Semana Registre-se no DF. Participaram da cerimônia o desembargador José Cruz Macedo, presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT); ministro Luis Felipe Salomão, corregedor Nacional de Justiça; ministro Wellington Dias, ministro de Estado do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e demais autoridades.