“As cláusulas nas doações e testamentos como mecanismos de planejamento sucessório” será tema do XVII Congresso

“As cláusulas nas doações e testamentos como mecanismos de planejamento sucessório” será tema do XVII Congresso

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Cristiano Chaves de Farias, promotor de Justiça na Bahia, professor e autor de diversos livros é um dos palestrantes confirmados. Confira a entrevista completa!

Vem aí o tão aguardado XVII Congresso Notarial e Registral do Pará! Nos dias 21 e 22 de agosto de 2023, Belém será ponto de encontro para mais de 400 congressistas, entre eles autoridades dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo do Pará, além de palestrantes renomados de todo o Brasil, notários e registradores do estado.

Mas quem são esses palestrantes? A lista completa está disponível no site das inscrições. Para deixar você ainda mais próximo desse grande evento, convidamos os palestrantes para responder algumas perguntas.

Cristiano Chaves de Farias é promotor de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia, mestre em Ciências da Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador – UCSal, professor de Direito Civil da Faculdade Baiana de Direito e do Complexo de Ensino Renato Saraiva e membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM.

Ele irá apresentar o tema “As cláusulas nas doações e testamentos como mecanismos de planejamento sucessório”. Confira a entrevista.

ANOREG/PA: Dr. Cristiano, o que podemos esperar da sua participação no XVII Congresso Notarial e Registral do Pará?

Cristiano Chaves: Estou muito animado para o evento. Vivemos em momento de grande intensidade das atividades cartorárias, com reflexos diretos sobre o exercício da cidadania.

Os temas que envolvem a matéria, então, transcendem uma perspectiva meramente jurídica para revelar uma importância social.

Nesse contexto, irei apresentar uma análise do tema através de um fecundo diálogo entre a teoria e a prática, demonstrando a sua importância na vida real.

ANOREG/PA: A sua palestra terá como tema “As cláusulas nas doações e testamentos como mecanismos de planejamento sucessório”. Poderia nos adiantar um pouco sobre o assunto? Qual a importância de tratar sobre esse tema atualmente?

Cristiano Chaves: O tema é de grande interesse das famílias brasileiras!

Seguramente, a possibilidade de inserção de cláusulas nas doações e nos testamentos (em relação à herança) corresponde à concretização da vontade do titular, organizando o seu patrimônio:

As vantagens são muito claras: i) garante a autonomia patrimonial do titular; ii) mitiga a litigiosidade futura, garantindo a tranquilidade entre os herdeiros e beneficiários; iii) gera economia tributária e de tempo, na medida em que dispensa discussões judiciais com gastos fiscais.

Por tudo isso, a imposição de cláusulas na doação e no testamento merece muita atenção para os seus limites e possibilidades

ANOREG/PA: As inscrições seguem abertas. Qual sua mensagem para quem ainda não se inscreveu?

Cristiano Chaves: Eventos desta natureza possibilitam, a um só tempo, atualização e aperfeiçoamento!

Ao mesmo tempo em que o profissional tem contato com novas possibilidades de atuação jurídica, corrige hábitos e repetições geradas equivocadas ou superadas produzidas no cotidiano.

E um momento ímpar de melhoramento profissional! Por isso, uma oportunidade que deve ser abraçada!

E você já garantiu sua vaga? Clique no link e garanta já sua participação:

https://beta.sympla.com.br/evento/xvii-congresso-notarial-e-registral-do-para/1943585

Fonte: Assessoria de Comunicação da ANOREG/PA

Últimas notícias