Foram realizados atos como segundas vias de certidões de nascimento e casamento, registros tardios e reconhecimento de paternidade.
O Cartório do 2º Ofício de Breves contribuiu com a ação social Prefeitura Itinerante, do Executivo municipal. Entre os dias 16 e 19 de junho, mais de 140 atos foram realizados em prol da população ribeirinha, entre segundas vias de certidões de nascimento e casamento, registros tardios e reconhecimento de paternidade.
A tabeliã e registradora do 2º Ofício de Breves, Magda Lima Mendes, destaca que a participação dos Cartórios em ações sociais como essa é de suma importância para promover o acesso da população mais vulnerável aos serviços públicos, bem como para combater os índices de subregistro.
“Ressalto que os Cartórios possuem como uma de suas funções primordiais registrar os nascimentos, que, por sua vez, é a porta de entrada para que esses cidadãos, até então inexistentes para as estatísticas de políticas públicas, possam usufruir desse direito inerente a cidadania, por meio da emissão dos demais documentos de identificação”, explicou Magda.
Esta edição do projeto Prefeitura Itinerante aconteceu durante 12 dias e passou por 11 comunidades ribeirinhas levando trabalhos de inclusão social realizado de forma integrada entre secretarias municipais e órgãos relacionados à cidadania.
Para o prefeito de Breves, Xarão Leão, ações como essa reforçam a qualidade de vida da população. “Estamos aqui para administrar com ética os recursos públicos, servir o cidadão com excelência e destinar políticas públicas ao município por meio de nossas secretarias, para assim, alcançarmos maior índice de desenvolvimento sustentável, social e econômico em Breves, promovendo mais qualidade de vida e cidadania à comunidade brevense” pontuou o prefeito.
Novas ações
Segundo a delegatária Magda Mendes, existe um cronograma de atendimento para as regiões ribeirinhas ao longo de 2022, sendo esta a quarta ação realizada esse ano, tendo a participação efetiva do Cartório em duas ações. Ela destaca que o Cartório já sinalizou quanto a sua participação nas demais.
“Fico extremamente feliz em poder contribuir para que mais pessoas possam ter a possibilidade de exercer integralmente seus direitos como cidadãos. A sensação é que, de fato, estamos cumprindo com a função social dos Cartórios”, finalizou a registradora.
Fonte: ANOREG/PA com informações da Prefeitura de Breves